Os carros elétricos são uma oportunidade estratégica para pequenos empreendedores em 2025, combinando economia, inovação e sustentabilidade.
Em 2025, os carros elétricos deixaram de ser tendência para se tornarem uma realidade acessível e vantajosa. No Brasil, as vendas de veículos eletrificados cresceram 89% em 2024, totalizando mais de 177 mil unidades. Para o pequeno empreendedor, isso representa uma chance concreta de reduzir custos operacionais — o custo por quilômetro rodado com eletricidade é até 70% menor que com combustíveis fósseis. Além disso, o Programa MOVER, instituído pela Lei nº 14.902/2024, oferece incentivos fiscais e apoio à produção de tecnologias limpas. Investir em mobilidade elétrica também fortalece a imagem da empresa diante de um consumidor cada vez mais atento à sustentabilidade. Com a expansão da infraestrutura de recarga e a valorização de práticas ESG - no português, sociais, ambientais e de governança - adotar veículos elétricos é mais do que uma escolha ecológica — é uma decisão de negócios inteligente.
Algumas vantagens do carro elétrico incluem zero emissões poluentes, economia financeira (menor custo de "abastecimento" e manutenção), desempenho aprimorado (aceleração instantânea, menos ruído) e benefícios fiscais em alguns locais. Eles também oferecem maior conforto devido ao silêncio e ausência de vibrações, além da conveniência de recarregar em casa.
Vantagens ambientais e de operação
Vantagens fiscais e de conveniência